quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A HISTÓRIA DO COMPUTADOR E DA INTERNET


Ivanete Vieira
Ivanetepedagoga@gmail.com

FACULDADE DE IMPERATRIZ - FACIMP
CURSO DE PEDAGOGIA



Atividade desenvolvida na disciplina de Informática Aplicada. Disciplina de importância relevante para o docente de Pedagogia. Visto que, proporciona ao acadêmico um conhecimento importante no que diz respeito aos avanços das novas tecnologias e a importância que há para os Profissionais da Educação. A mesma tem o objetivo de buscar uma compreensão maior das mudanças ocorridas no mundo tecnológico. Onde a pauta desta atividade é conhecer um pouco sobre a historia do computador e da internet, a fim de refletir e perceber a importância destes recursos para a vida das pessoas.
A história do computador passou por várias etapas de descobertas, teve seu início marcado com o primeiro aparelho chamado Ábaco a cerca de 4000 a.C.
Em 1642 Blaise Pascal, inventou a primeira máquina de somar “PASCALINA”, que executava operações aritméticas.
Em 1671 na Alemanha Gottfried Leibnitz, aprofunda a descoberta inventando a máquina de multiplicação e divisão.
Em 1834 cria-se uma máquina capaz de processar as quatro operações (somar, subtrair, dividir e multiplicar) e imprimir estes resultados.
Onde a partir daí tornou-se a base para a estrutura do computador. Fazendo com que Charles Babbage fosse considerado o pai desta criação. Invento que proporciona grande benefício à vida das pessoas, em todos os sentidos, facilitando a mão de obra e rapidez na diversidade de trabalhos desenvolvidos nos quatro cantos do mundo.
Com a satisfação dos resultados os cientistas foram melhorando a estética das máquinas, o que inicialmente ocupava um espaço de 15m de comprimento e 2,5m de altura, hoje cabe na palma da mão, antes utilizado somente na solução de problemas de engenharia de aeronaves e projetos de mísseis, hoje sua utilização se alarga dos mais simples casos matemáticos, como uma simples compra no pequeno supermercado, aos mais sofisticado lançamento de mísseis espaciais.
Mais tarde surge uma outra necessidade, agilidade e precisão nos meios de comunicação, que pode ser obtido com o advento da Internet, garantindo estas informações em tempo real, sendo considerado o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.
Desenvolvida inicialmente para facilitar a comunicação entre as forças militares e departamentos de pesquisa, em seguida despertou-se o interesse dos professores e estudantes universitários. Com a expansão e utilização o sistema conquistou espaço e os mais variados interesses no universo virtual.
Porém, é necessário que se faça uma reflexão sobre a utilização de forma ética, para facilitar e ter eficácia nos meios de comunicação e propiciar um aprendizado significativo através da pesquisa.
A era da tecnologia avança e apresenta a cada momento, mudanças significativas no cotidiano de uma sociedade sempre em construção, homens mulheres e crianças de todas as partes do mundo relacionam-se com uma proximidade que chega a assustar os mais desavisados.
Cabendo aqui ressaltar, que esta mesma sociedade que se apresenta como global, reserva um grande percentual de cidadãos que permanecem estanques a todos estes avanços.
Cabe aos profissionais da educação orientar o corpo discente a utilizarem estes recursos de forma ética, para que obtenham êxito, uma vez que há situações adversas no universo tecnológico.

Nenhum comentário: